COMPETIÇÃO DE TÉNIS DE MESA
Federação Portuguesa define datas de retoma da competição regular
Associação de Ténis de Mesa da Madeira inicia calendário regional
 
tenis de mesa covid 19
 
A modalidade de Ténis de Mesa tem vindo a ultrapassar os efeitos negativos da Covid-19 de forma gradual e positiva, criando uma estrutura sólida para o reinício das suas atividades.
Após uma necessária fase de confinamento e seguindo as orientações das entidades desportivas e de saúde, regionais e nacionais, a realização de treinos tem sido possível desde 1 de junho de 2020, com vários pólos a dinamizar a prática regular de treino na Região Autónoma da Madeira.
A nível nacional essa realidade apareceu com o reinício dos trabalhos no Centro de Treino de Vila Nova de Gaia, recinto que recebeu o Play-off Masculino, no início do mês de julho, naquele que foi o primeiro momento competitivo após o aparecimento da pandemia.
Passado este período e avaliação positiva dos procedimentos, foi possível criar planos de retoma da competição, criados para a dimensão nacional e para a dimensão regional, com o agendamento dos primeiros eventos da Época Desportiva 2020/2021, então iniciada a 1 de agosto.
Num quadro de intervenção de modalidade de baixo risco, na atual definição pelas caraterísticas específicas do Ténis de Mesa, começamos a projetar neste mês de setembro as primeiras concentrações de jovens atletas, com grande expetativa e entusiasmo, mas em simultâneo de forma segura.
O órgão federativo pretende retomar a competição com a disputa dos títulos de Singulares 2020, nos escalões etários entretanto suspensos entre março e julho do presente ano. Assim, está prevista a realização de três iniciativas, onde se espera a presença de atletas madeirenses, nas seguintes datas:
            - Campeonato Nacional Individual de Juniores: 19 e 20 de setembro (Leiria)
            - Campeonato Nacional Individual de Cadetes: 26 e 27 de setembro (Gaia)
            - Campeonato Nacional Individual de Iniciados e Sub-21: 17 e 18 de outubro (Vila Real)
 
Na dimensão coletiva, já foi agendado o início dos principais Campeonatos Nacionais de Equipas 2020/2021, com o "primeiro serviço" da 1ª Divisão Masculina a ser realizado no fim de semana de 24 e 25 de outubro. Neste escalão, com um total de onze equipas, as formações do CD São Roque, ADC Ponta do Pargo, CD 1º de Maio e AD Galomar são os representantes madeirenses em prova.
No principal escalão feminino, a equipa madeirense da ADC Ponta do Pargo inicia a competição no final de semana de 7 e 8 de novembro, em conjunto com as restantes oito formações adversárias.
Nos campeonatos secundários, com especial destaque para a Série Madeira, as vinte e uma equipas madeirenses representadas iniciam as respetivas provas a 24 de outubro (2ª Divisão de Honra Masculina) e a 7 de novembro (2ª Divisão Feminina).
 A nível regional, as primeiras concentrações já foram agendadas, dando-se o início da competição no próximo sábado (5 de setembro de 2020), na Ponta do Sol, onde se realizará o primeiro de cinco "Challenge da Ponta Sol", circuito realizado em parceria com o Clube de Ténis de Mesa da Ponta do Sol e demais parceiros.
Destaca-se igualmente a realização do Campeonato Regional de Singulares Cadetes e Juniores 2019/2020, que definirá os atletas campeões regionais de 2020, após terem visto a sua principal competição do ano ter sido suspensa devido à pandemia. O evento está agendado para o dia 12 de setembro de 2020, no Pavilhão Gimnodesportivo do Caniçal.
 O calendário regional de provas está a ser finalizado, cuja versão final será divulgada em breve, salvaguardando-se todos os princípios de higiene e segurança nas iniciativas a realizar, de acordo com as orientações das entidades de saúde e órgão federativo.