CAMPEONATO DO MUNDO DE EQUIPAS 2022
Seleções Nacionais entre as oito melhores do Mundo
 
  A Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) dá continuidade ao Campeonato do Mundo de Equipas, que se realiza entre 30 de setembro e 9 de outubro de 2022, na cidade de Chengdu (China).
  As Seleções de Portugal participaram no evento com uma prestação excelente, com Marcos Freitas e Fu Yu, concluindo as respetivas competições entre as melhores oito equipas mundiais, após eliminação nos quartos de final.
  Na eliminatória disputada há momentos, a Seleção Masculina (9ª ranking mundial) foi derrotada pelo Japão (3ª ranking mundial), por 1-3, num confronto muito difícil e onde Portugal lutou por contrariar o poderio da equipa japonesa. No confronto inicial, Marcos Freitas (33º) defrontou Shunsuke Togami (45º), tendo vencido o primeiro set por 11-8, ao que se seguiu reviravolta do japonês, com tripla vitória por 11-6, 11-4 e 11-7.
  Na partida seguinte, João Geraldo (49º) enfrentou Tomokazu Harimoto (4º), tendo sido derrotado por 0-3 (8-11, 5-11 e 6-11), ficando o conjunto luso em desvantagem por 0-2 no encontro.
  Na terceira partida, o atleta da Associação Desportiva Galomar - João Monteiro (83º) -, defrontou Mizuki Oikawa (119º), tendo-se obtido um triunfo por 3-2 (11-6, 5-11, 9-11, 11-9 e 11-8), voltando a colocar Portugal na luta pelo resultado final.
  No confronto final, Marcos Freitas enfrentou Tomokazu Harimoto, com uma prestação positiva, apesar da derrota por 1-3 (11-7, 7-11, 4-11 e 3-11), fechando-se assim a presença portuguesa neste Campeonato do Mundo de Equipas 2022.
  Este foi assim mais um registo histórico do Ténis de Mesa Masculino, que tem vindo a marcar o seu lugar entre as melhores equipas do Mundo, onde este quinto lugar final releva e evidencia o nível do grupo de atletas presentes.
  No setor feminino, o trio luso não conseguiu contrariar o favoritismo das líderes mundiais, tendo sido derrotado pela China, por 0-3.
  A atleta Shao Jieni (57ª) foi a primeira a entrar em ação, tendo sido derrotada por Wang Manyu (3ª), por 0-3 (6-11, 6-11 e 5-11), ao que seguiu o confronto entre Fu Yu (17ª) e Cheng Meng (2ª), com desfecho favorável à asiática por 0-3 (4-11, 2-11 e 5-11). Na conclusão destes quartos de final, Inês Matos defrontou a líder do ranking mundial Yingsha Sun, tendo perdido por 0-3 (4-11, 1-11 e 3-11).
  Esta foi uma excelente participação do conjunto feminino no Mundial, obtendo a melhor classificação de sempre no quinto lugar.
 
CAMPEONATO DO MUNDO DE EQUIPAS 2022
Seleções Nacionais rumam aos quartos de final
 
  A Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) dá continuidade ao Campeonato do Mundo de Equipas, entre 30 de setembro e 9 de outubro de 2022, na cidade de Chengdu (China).
  As Seleções de Portugal, com Marcos Freitas e Fu Yu, asseguraram a presença entre as oito melhores equipas deste Mundial, com as brilhantes qualificações para os quartos de final.
  Depois da vitória no Grupo 6 da primeira fase, os atletas Marcos Freitas, João Monteiro, João Geraldo e Diogo Chen avançaram na prova, com triunfo sobre a Eslovénia, por 3-0, que lhes valeu um lugar nos quartos de final da competição.
  Agora, já nos quartos de final e na luta pelas medalhas, Portugal (9º ranking mundial) irá defrontar o Japão (3º ranking mundial), num encontro agendado para amanhã (sexta-feira, 07/10/2022), pelas 08h00 (horário da RAM). A formação nipónica eliminou o Brasil nos oitavos de final, com uma vitória por 3-0.
  No setor feminino, Portugal apresenta as atletas Fu Yu, Shao Jieni e Inês Matos, seguindo o mesmo rumo nesta participação. A exemplo da Seleção Masculina, Portugal alcançou um lugar nos quartos de final, após vitória sobre o Luxemburgo, por 3-1.
  Na luta dos quartos de final, o trio português irá defrontar a poderosa China, líder do ranking mundial, que venceu a Hungria por 3-0
 
femininos chengdu
 
masculinos chengdu
CAMPEONATO DO MUNDO DE EQUIPAS 2022

 Seleção Masculina perde com Dinamarca por 1-3

 

Realizou-se na madrugada de hoje (04.10.2022) a última jornada do Grupo 6 da 1ª fase do Campeonato do Mundo de Equipas, Chengdu 2022, onde o atleta Marcos Freitas não foi utilizado.
A Seleção Masculina, que já havia garantido a vitória no grupo, defrontou e foi derrotada pela Dinamarca, por 1-3:
 
Portugal, 1 – Dinamarca, 3
Diogo Chen 0 – Thor Christensen, 3 (6-11, 9-11, 8-11)
João Geraldo, 3 – Anders Lind, 1 (11-9, 11-9, 8-11, 11-5)
João Monteiro, 0 – Tobias Rasmussen, 3 (12-14, 9-11, 8-11)
Diogo Chen, 1 – Anders Lind, 3 (8-11, 11-6, 5-11, 14-16)
 
Agora, o conjunto português aguarda pelo adversário dos oitavos de final, como cabeça-de-série do sorteio, em conjunto com a China, França, Japão, Coreia do Sul, Suécia, Croácia.
A Seleção Feminina aguarda também por conhecer o adversário na primeira eliminatória dos 1/9 final.

 

Seleção Masculina vence o Brasil por 3-2
Seleção Feminina qualificada para o Mapa Final
   

A Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) dá continuidade ao Campeonato do Mundo de Equipas, entre 30 de setembro e 9 de outubro de 2022, na cidade de Chengdu (China).
As Seleções de Portugal, com Marcos Freitas e Fu Yu, têm vindo a se apresentar em boa forma neste evento, com prestações muito positivas e importantes vitórias.
Na competição masculina, Marcos Freitas, João Monteiro e João Geraldo lideram o Grupo 6, após vitória inicial sobre a Eslováquia, por 3-1, e sobre o Brasil (3-2), garantindo quatro pontos no grupo.
Para esta madrugada (03h00 na RAM), o conjunto português, sob a orientação do treinador Ricardo Oliveira, irá defrontar a Dinamarca, na última jornada da primeira fase e onde esperamos Portugal possa garantir a passagem à fase seguinte.
No setor feminino, Portugal apresenta as atletas Fu Yu, Shao Jieni e Inês Matos, sob a orientação da treinadora Xie Juan, integrando o Grupo 6 de qualificação. Depois da derrota inicial frente a China-Taipei, Portugal obteve dois importantes triunfos - Suécia (3-2), e Roménia (3-2) -, garantindo a qualificação para o Mapa Final deste Campeonato do Mundo.
A nível individual, Marcos Freitas tem-se apresentado num bom nível neste Mundial, contabilizando três vitórias e apenas uma derrota, com um score individual de 10 sets vencidos e apenas 4 perdidos. Já Fu Yu, no mesmo rumo, contabiliza quatro vitórias e apenas uma derrota, com um score individual de 14 sets vencidos e apenas 7 perdidos.


Seleções Nacionais com vitórias na China
 
A Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) realiza o Campeonato do Mundo de Equipas, entre 30 de setembro e 9 de outubro de 2022, na cidade de Chengdu (China).
As Seleções de Portugal já iniciaram sua participação, com destaque para as prestações de Marcos Freitas e Fu Yu, que contribuíram para triunfos das formações lusas.
Na competição masculina, Marcos Freitas, João Monteiro e João Geraldo entraram em ação no Grupo 6, vencendo a Seleção da Eslováquia, por 3-1, garantindo os primeiros pontos no grupo. Para esta madrugada (03h00 na RAM), o conjunto português, sob a orientação do treinador Ricardo Oliveira, irá defrontar o Brasil, que também venceu na primeira jornada.
No setor feminino, Portugal apresenta as atletas Fu Yu, Shao Jieni e Inês Matos, sob a orientação da treinadora Xie Juan, integrando o Grupo 6 de qualificação. Frente a China-Taipei, Portugal foi derrotado por 0-3, tendo na noite de hoje vencido a Suécia, por 3-2, ficando na luta pela qualificação para a fase final.
A última jornada do grupo será disputada frente à Roménia, na próxima segunda-feira (03/10/2022), pelas 09h00 (horário da RAM).
  
selecao masculina
 
Marcos Freitas e Fu Yu em ação na China
 
A Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) realiza o Campeonato do Mundo de Equipas, entre 30 de setembro e 9 de outubro de 2022, na cidade de Chengdu (China).
As Seleções de Portugal participam neste grande evento, onde se juntam as melhores equipas do Mundo, num competição que recebe 32 equipas masculinas e 28 femininas, ao longo dos vários dias de prova.
A formação masculina integra o atleta madeirense Marcos Freitas, atualmente no 33º lugar do Ranking Mundial, numa seleção que na classificação mundial por equipas ocupa a 9ª posição.
Juntamente com os seus colegas de Seleção, João Geraldo (49), João Monteiro (83) e Diogo Chen (690), o olímpico luso disputará o Grupo 6 de qualificação, sob a orientação do treinador Ricardo Oliveira. Aqui, e numa luta acérrima, Portugal irá defrontar o Brasil, Dinamarca e Eslováquia, na luta pela qualificação para a Fase Final, onde estarão as primeiras duas classificadas dos sete grupos desta 1ª Fase.
A experiência acumulada por estes atletas e as representações que têm vindo a ter a nível individual e coletivo, permitem ao grupo se apresentar confiante neste mundial, sendo que em teoria o Brasil (6) será o adversário mais complicado no acesso à fase seguinte.
No setor feminino, Portugal far-se-á representar com as atletas Fu Yu, Shao Jieni e Inês Matos, sob a orientação da treinadora Xie Juan. Neste Mundial, Portugal disputará o Grupo 6, juntamente com as equipas da China-Taipé, Roménia e Suécia. Na primeira jornada, frente a China-Taipei, Portugal foi derrotado por 0-3, tentando lutar pela qualificação nas rondas seguintes.
   
selecao feminina
 
chengdu2