Seleção Nacional Olímpica afastada dos Quartos de Final

               
    Decorreu hoje (sábado, 13 de agosto) na Cidade do Rio Janeiro (Brasil), o segundo dia da competição de equipas de Ténis de Mesa dos Jogos Olímpicos - Rio 2016,
   No encontro dos Oitavos de Final, a Seleção Nacional Olímpica Masculina, orientada pelo treinador Kong Guoping, que integra o atleta madeirense Marcos Freitas, assim como, Tiago Apolónia e João Monteiro e ainda João Geraldo como atleta suplente, defrontou a Áustria, atual Campeã Europeia. A formação lusa não conseguiu ultrapassar a seleção adversária, averbando uma derrota por 1-3, resultado que afastou Portugal dos Quartos de Final da competição.
    Tiago Apolónia foi o primeiro a entrar em ação, mas não foi feliz frente a Robert Gardos, perdeu por 2-3 (6-11, 11-3, 3-11, 11-6 e 9-11).
    Marcos Freitas igualou o resultado do encontro, ao vencer Stefan Fegerl, por 3-2 (11-7, 12-10, 6-11, 7-11 e 11-2).
   Na terceira partida, o par austríaco Daniel Habesohn/Robert Gardos foi mais forte que o par Tiago Apolónia/João Monteiro, a dupla lusa perdeu por 2-3 (11-6, 8-11, 9-11, 11-9 e 10-12).
    João Monteiro entrou em jogo sem qualquer margem de erro, no entanto, não foi capaz de se superiorizar a Stefan Fegerl, averbando uma derrota por 1-3 (11-8, 8-11, 8-11 e 9-11).
   Com esta derrota terminou a prestação portuguesa nesta edição dos Jogos Olímpicos, Marcos Freitas alcançou um honroso e histórico quinto lugar na competição singular masculina, na competição coletiva  a seleção olímpica não foi feliz e não conseguiu ir além dos Oitavos de Final, ainda assim, esta não deixou de ser uma participação positiva e honorífica para o Ténis de Mesa português.