Treinador Ricardo Faria (CTMPS) em edição histórica para Portugal
Árbitro madeirense Décio Faustino entre a elite europeia 

Concluiu-se no dia de ontem (domingo, 23/07/2023) em Gliwice (Polónia), o Campeonato da Europa de Jovens 2023, disputado desde o dia 14 de julho de 2023.
Este grande evento reuniu os melhores atletas europeus, na disputa dos títulos europeus de Singulares, Pares e Pares Mistos, nos escalões de Sub-15 e Sub-19.
Na comitiva portuguesa estava incluído o treinador Ricardo Faria (Clube de Ténis de Mesa da Ponta do Sol), que marcou presença nesta edição do evento, a todos os níveis histórica para Portugal. O técnico madeirense acompanhou os atletas Sub-15 Masculinos na competição, tendo os resultados sido brilhantes, com a obtenção de dois títulos europeus e de um título de Vice-campeão europeu.
O treinador internacional, com um longo histórico de sucesso nas Seleções Nacionais, vê assim alargada a sua lista de presenças de relevo na dimensão internacional, com destaque para a orientação de Tiago Abiodun (Sporting C. Portugal), atleta nascido na Madeira, que se sagrou Campeão Europeu de Singulares e por Equipas, formando equipa com Dinis Ye (GDCAAA Guilhabreu) e Carlos Gonçalves (CTM Vila Real). Na vertente de Pares, constituindo dupla com Julian Rzihauschek (Áustria) sagrou-se Vice-Campeão Europeu.
Na vertente de Pares Sub-15 Femininos, a atleta Júlia Leal (GDCS Juncal), obteve a medalha de bronze europeia.
A Associação de Ténis de Mesa da Madeira felicita a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, os atletas, treinadores e respetivos clubes, por estes resultados brilhantes, dignificando a modalidade a todos os níveis, com especial destaque para o contributo do treinador Ricardo Faria e do Clube de Ténis de Mesa da Ponta do Sol.
Destaque igualmente para a participação do árbitro madeirense Décio Faustino (ATM Lisboa), que integrou a equipa de arbitragem dos Campeonatos da Europa de Jovens. O árbitro internacional apresentou-se na elite europeia da modalidade, tendo merecido a confiança de arbitrar a final de Pares Femininos.
Esta participação conclui o programa de eventos dos escalões jovens, da presente Época Desportiva 2022-2023, num verdadeiro estímulo para a próxima temporada. Notícia completa
  • CAMPEONATO DA EUROPA DE JOVENS 2023
    Portugal em grande na Polónia 
     
    O treinador Ricardo Faria (Clube de Ténis de Mesa da Ponta do Sol) integrou a delegação portuguesa nos Campeonatos da Europa de Jovens, realizados na Polónia.
    Esta participação histórica levou à conquista do título Europeu de Equipas de Sub-15 Masculinos, levou Tiago Abiodun ao título Europeu de Singulares e Vice-Campeão em Pares, até ao bronze de Júlia Leal em Pares.
    A Associação de Ténis de Mesa da Madeira felicita a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, os atletas, treinadores e respetivos clubes, por esse resultado brilhante.
    Em particular um orgulhoso agradecimento ao treinador Ricardo Faria e ao CTM Ponta do Sol, pelo contributo neste sucesso nacional.
    Muitos Parabéns!

FB IMG 1689720792627

CAMPEONATO DA EUROPA DE JOVENS 2023

(Artigo FPTM)

A seleção nacional masculina sub15, constituída pelos atletas Carlos Gonçalves, Dinis Ye e Tiago Abiodun e pelo treinador Ricardo Faria, sagrou-se esta terça-feira campeã da Europa de equipas, ao vencer a Áustria por 3-1 na final disputada em Gliwice, na Polónia, naquela que é a primeira medalha de ouro de uma equipa jovem num Europeu.
A equipa começou no Nível 2 (2.ª Divisão) e venceu todos os jogos disputados no Campeonato da Europa de Jovens: 3-1 à Áustria na final, 3-1 à Roménia nas meias-finais, 3-1 à Eslováquia nos quartos de final, 3-1 à Alemanha nos oitavos e à Bélgica no Play-off 2. Na fase de grupos derrotou o Chipre e a Bósnia-Herzegovina por 3-0.
O jogador austríaco Julian Rzihauschek é o 1.º cabeça de série do Europeu e Tiago Abiodun (2.º cabeça de série) alcançou um triunfo por 3-0 no jogo individual e no par, com Carlos Gonçalves.
O treinador responsável, Ricardo Faria, começou por dizer que a prestação da equipa “foi fantástica, fizemos história, alcançámos uma medalha de ouro de uma forma brilhante. Os jogadores entregaram-se de cor e alma aos jogos, desenvolveram o seu ténis de mesa e lidaram muito bem com a pressão.”
“A seleção começou o Europeu no último lugar do nível 2 e acabou como campeão da Europa, foi absolutamente inesquecível. É sempre um orgulho ouvir o hino nacional e ver a nossa bandeira lá no alto”, acrescentou.
Tiago Abiodun, que ainda não perdeu nenhum jogo no Europeu, referiu que “o primeiro jogo, entre o Dinis Ye e o Julian, foi muito renhido. Na partida com o Petr Hodina, tive algumas dificuldades depois de perder o primeiro parcial. Contudo, consegui recuperar o meu ritmo a partir do segundo set. O jogo de pares constituiu um grande desafio, mas o Carlos Gonçalves jogou excecionalmente bem e impulsionou-nos para a vitória. Foi crucial adotar uma abordagem agressiva com os austríacos, para os impedir de assumirem o controlo do jogo.”
Para Abiodun, o encontro mais difícil foi “com os alemães, eles têm uma equipa com quatro jogadores extraordinários.”
Carlos Gonçalves afirmou que “ser campeão da Europa é uma sensação incrível, não há palavras para descrever aquilo que sinto. Não estava nada à espera de conquistar este título, vínhamos da 2.ª divisão, sabíamos de tínhamos de ganhar os jogos todos e conseguimos. Foi fantástico!”.
Para Dinis Ye, “o percurso neste Europeu foi único, foi muito bom vencer os jogos todos. A melhor sensação que guardo desta prova é estar a puxar pelos companheiros.”
A competição vai continuar no Europeu, tendo início esta quarta-feira as competições de singulares (fase de grupos) e pares mistos (qualificação).