As Seleções Nacionais apresentaram-se num excelente nível neste Europeu, apesar de não terem sido felizes ao sétimo dia de competição, após se verem arredadas da disputa das Finais da duas competições.
Nos confrontos com a Alemanha, Portugal não se conseguiu superiorizar, conquistando as brilhantes medalhas de bronze nesta edição deste grande evento.
Em masculinos, Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Monteiro e João Geraldo, sob a orientação dos treinadores Ricardo Oliveira e Francisco Santos, não conseguiram vencer, apesar do equilíbrio no encontro, que perdeu por 1-3. O atleta madeirense não foi feliz nas duas partidas disputadas, tendo sido derrotado por Benedikt Duda (1-3) e Timo Boll (0-3), com Tiago Apolónia a conquistar o ponto para Portugal, com triunfo sobre Timo Boll (3-1). João Geraldo perdeu frente a Kay Stumper, por 2-3.
Esta foi a quinta medalha para a Seleção Nacional Masculina em Europeus, depois do ouro em 2014, prata em 2019 e 2017 e do bronze em 2011.
A seleção feminina, orientada por Xie Juan e formada por Fu Yu, Shao Jieni, Inês Matos e Matilde Pinto, conquistou a medalha de bronze no Europeu de Malmö (Suécia), a terceira consecutiva, depois do bronze em Cluj-Napoca 2021 e da prata em Nantes 2019.
O conjunto de Portugal foi derrotado pela Alemanha, por 0-3, nestas Meias-finais, com Fu Yu a ser derrotada por Han Ying, por 0-3.
Destaque ainda para a participação nesta competição do árbitro internacional madeirense Décio Faustino, num balanço muito positivo para as duas Seleções Nacionais de Portugal, em mais uma edição dos Campeonatos da Europa. Muitos Parabéns!
CAMPEONATO DA EUROPA DE EQUIPAS 2023
Seleções Nacionais defrontam a Alemanha nas Meias-finais
A Seleção Nacional Masculina venceu a Dinamarca, por 3-2, no encontro dos quartos de final, rumando às Meias-finais, onde irá defrontar a Alemanha, amanhã (sábado, 16/09/2023), pelas 15.00 horas.
A Seleção Nacional Feminina, levou de vencida a Suécia, por 3-1, lutando por um lugar na Final, amanhã pelas 12.00 horas, no confronto com a Alemanha.
Muitos Parabéns!
A União Europeia de Ténis de Mesa (ETTU) realiza entre 10 e 17 de setembro de 2023, na cidade de Malmo (Suécia) o Campeonato da Europa de Equipas 2023.
Finalizada a fase de grupos, as Seleções Nacionais ficaram a conhecer os seus adversários para os encontros dos oitavos de final. Ditou o sorteio que no setor masculino, a equipa de Marcos Freitas (19º RM), Tiago Apolónia, João Monteiro e João Geraldo, sob a orientação dos treinadores Ricardo Oliveira e Francisco Santos, irá defrontar a Chéquia, num encontro agendado para amanhã (14 de setembro), às 15h00.


Seleção Masculina qualifica-se para os quartos de final
Seleção Feminina quase nos quartos de final
A União Europeia de Ténis de Mesa (ETTU) realiza entre 10 e 17 de setembro de 2023, na cidade de Malmo (Suécia) o Campeonato da Europa de Equipas 2023.
Neste segundo dia de competição, as notícias para as Seleções de Portugal foram as melhores, com as duas seleções a garantirem a presença nos quartos de final.
O selecionado masculino, com Marcos Freitas (19º RM) em destaque com quatro vitórias, nos dois encontros disputados. No encontro realizado na manhã de ontem (domingo, 10 de setembro), Portugal venceu frente à Grécia por 3-1, onde Marcos venceu as duas partidas, frente a Georgios Stamatouros (796º RM) e Panagiotis Gionis (125º RM), ambos por 3-0. Já durante a manhã de hoje (segunda-feira, 11 de setembro), com a vitória sobre a Hungria, novamente por 3-1, a equipa masculina garantiu a passagem ao Mapa Final. Sendo que o atleta madeirense esteve, uma vez mais, em evidência ao garantir dois triunfos para o conjunto luso, frente a Adam Szudi (273º RM) e Bence Majoros (114º RM), por 3-2 e 3-0, respetivamente.
Relembramos que para além de Marcos Freitas, fazem parte da equipa Tiago Apolónia, João Monteiro e João Geraldo, sob a orientação dos treinadores Ricardo Oliveira e Francisco Santos.
Do lado dos femininos, Fu Yu e as suas colegas Shao Jieni, Inês Matos e Matilde Pinto, sob a orientação da treinadora Xie Juan, também iniciaram a competição de forma positiva, ao derrotarem durante a tarde de ontem (domingo, 10 de setembro), a Bulgária, por 3-1. Com Fu Yu (28ª RM) a estar em destaque ao contribuir para a vitória lusa com um triunfo, sobre Maria Yovkova (425ª RM), por 3-0.
Ainda hoje, às 18h00, a equipa feminina volta à ação defrontando a Sérvia, e em caso de vitória garante a qualificação para os quartos de final.
Só após a disputa dos encontros da 3ª jornada, que se realizam durante o dia de amanhã (terça-feira, 12 de setembro), é que as seleções nacionais irão saber quais serão os adversários a defrontar nas rondas a eliminar.
As Seleções de Portugal marcam presença neste grande evento, iniciando a sua participação, tanto em masculinos como em femininos, no próximo dia 10 de setembro (domingo).
No setor masculino, destacamos a convocatória de Marcos Freitas, que se apresenta neste evento após a participação WTT Contender Almaty 2023, onde obteve o terceiro lugar final, tendo igualmente entrado no Top 20 Mundial. Terá a companhia de Tiago Apolónia, João Monteiro e João Geraldo e Diogo Carvalho, sob a orientação dos treinadores Ricardo Oliveira e Francisco Santos.
A equipa de Portugal integra o Grupo D de qualificação, defrontando domingo (10/09/2023), pelas 12h00, a Grécia, realizando a segunda jornada a 11 de setembro (segunda-feira), pelas 12h00, frente à Hungria.
A Seleção Feminina é formada pelas atletas Fu Yu, Shao Jieni, Inês Matos e Matilde Pinto, sob a orientação da treinadora Xie Juan.
A equipa de Fu Yu, integra o Grupo D de qualificação, defrontando domingo (10/09/2023) a Bulgária, pelas 18h00, fechando o grupo frente à Sérvia, na próxima segunda-feira (11/09/2023), pelas 18h00.
As Seleções Nacionais participam no evento com expetativas altas, atendendo às recentes conquistas com este grupo de atletas e participação assídua internacional de relevo, no regresso da modalidade.
O madeirense concedeu uma entrevista de antevisão do evento à ETTU, onde define os principais objetivos do conjunto nacional neste grande evento. Reveja o seu conteúdo aqui.
