por2atleta.jpg

Dupla Marcos Freitas/Tiago Apolónia em 3º lugar na prova de Pares.
João Monteiro termina prova de Singulares entre os oito primeiros lugares.


Decorreu  em São Petersburgo (Rússia), os Campeonatos da Europa de Seniores.
O maior destaque vai para a classificação do atleta João Monteiro entre os oito primeiros lugares da prova de Singulares.

O atleta internacional português, actual nº 60 do ranking mundial e que actualmente representa o clube italiano do Sterilgarda Castel Goffredo, qualificou-se para os quartos de final da competição ao derrotar o alemão Dimitrij Ovtcharov (nº 14 do RM) por 4-2 (7-11, 16-14, 12-10, 10-12, 12-10 e 11-9).

O internacional português foi derrotado nos quartos de final da competição pelo austríaco Robert Gardos (nº 38 do RM) por 0-4 (10-12, 10-12, 11-13 e 7-11), classificando-se assim entre os oito primeiros da prova.

Esta constitui-se assim como a melhor classificação alguma vez obtida por um atleta português nos Campeonatos da Europa de Seniores, voltando João Monteiro a ficar na história na modalidade em Portugal, depois de no passado mês de Maio ter sido o primeiro atleta nacional a se qualificar para os Jogos Olímpicos.

O atleta madeirense Marcos Freitas foi eliminado da competição pelo seu colega de equipa Timo Boll (Alemanha, nº 7 do RM) por 0-4, finalizando esta prova de Singulares entre os trinta e dois primeiros classificados.

De relembrar que os atletas João Monteiro, Marcos Freitas, Tiago Apolónia e Énio Mendes participaram nesta prova sob a orientação do técnico madeirense Ricardo Faria (CD São Roque). No sector feminino, as atletas Maria Xiao, Ana Neves, Leila Oliveira e Célia Jesus foram orientadas pelo técnico Hélder Melim (CSD Câmara de Lobos).

        


Dupla Marcos Freitas/Tiago Apolónia alcança medalha de bronze na prova de Pares


Pela primeira vez na história do Ténis de Mesa em Portugal, atletas portugueses alcançaram uma medalha nos Campeonatos da Europa de Seniores.

Na circunstância, a dupla Marcos Freitas (actual nº 87 do RM) e Tiago Apolónia (nº 97) alcançou a medalha de bronze na prova de Pares destes Campeonatos da Europa de Seniores.

Estes dois atletas que recentemente participaram nos Jogos Olímpicos de Pequim, foram apenas eliminados nas meias-finais da competição pelo par alemão constituído por Timo Boll (nº 7 do RM) e Christian Suss (nº 42), primeiros cabeças de série da prova, por 0-4 (8-11, 6-11, 6-11 e 10-12). Marcos Freitas e Tiago Apolónia concluiram a prova de pares destes campeonatos da Europa de Seniores em terceiro lugar, garantindo a primeira medalha na história do Ténis de Mesa português nesta prova.