freitas alicante
CAMPEONATO DA EUROPA INDIVIDUAL
Marcos Freitas conclui participação no Top 8 de Singulares
 
    Cumpriu-se hoje (sábado, 22 de setembro), em Alicante (Espanha), o penúltimo dia de competição do Campeonato de Europa Individual 2018, que contou com a participação do atleta madeirense Marcos Freitas.
     O atleta madeirense, atual n.º 4 do ranking europeu, apresentou-se num bom nível neste Campeonato da Europa, tendo sido o único atleta luso a alcançar um lugar na ronda dos quartos de final.
    Depois de ter derrotado o alemão Ricardo Walther (16), nos oitavos de final, enfrentou nesta noite o sueco Kristian Karlsson (n.º 9 da Europa), num confronto entre dois atletas que conquistaram a Europa do Ténis de Mesa, aquando da representação pelo AS Pontoise-Cergy.
    O internacional luso não se conseguiu superiorizar ao atleta sueco, sendo afastado da competição com uma derrota por 3-4 (8-11, 11-5, 9-11, 5-11, 12-10, 11-6 e 8-11), concluindo a sua participação neste Campeonato da Europa entre os oito melhores na prova de Singulares Masculinos. Este resultado iguala a prestação do madeirense no Campeonato da Europa de 2016.
    O olímpico madeirense prossegue a sua época desportiva, com um compromisso na Liga dos Campeões na próxima sexta-feira (28 de setembro), quando a equipa russa do Fakel Gazprom Orenburg receber a visita dos alemães do Post SV Muhlhausen.
CAMPEONATO DA EUROPA INDIVIDUAL
Marcos Freitas ruma aos quartos de final de Singulares
 
    Decorre hoje (sábado, 22 de setembro), em Alicante (Espanha), o quinto dia de competição do Campeonato de Europa Individual 2018, que conta com participação do atleta madeirense Marcos Freitas.
     Com uma prestação muito positiva, Marcos Freitas (n.º 4 do ranking europeu), tem vindo a conquistar triunfos nos encontros disputados, tendo garantido a qualificação para os quartos de final.
    Na manhã de hoje, na ronda dos oitavos de final, afastou o alemão Ricardo Walther (atual n.º 16 do ranking europeu), após triunfo por 4-1 (7-11, 11-6, 11-9, 12-10 e 11-8), garantindo um lugar nos oito melhores do evento.
     Na ronda dos quartos de final, a disputar pelas 20.15 horas (horário da RAM), o quarto cabeça de série da competição defronta o sueco Kristian Karlsson (n.º 9 da Europa). Este confronto opõe dois ex-colegas na equipa francesa do AS Pontoise-Cergy, que conquistou o título francês e a Liga dos Campeões Europeus.
    No registo da Federação Internacional de Ténis de Mesa, Marcos leva vantagem com quatro vitórias e apenas uma derrota, nos confrontos com o sueco, mas terá de comprovar esse favoritismo na prática, de forma a poder garantir um lugar entre os medalhados.
    O encontro dos quartos de final pode ser seguido em direto no site da ETTU, em LaolaTV.
marcos alicante
 
CAMPEONATO DA EUROPA INDIVIDUAL
Marcos Freitas qualificado para os oitavos de final
 
    Decorreu hoje (sexta-feira, 21 de setembro), em Alicante (Espanha), o quarto dia de competição do Campeonato de Europa Individual 2018, que conta com participação do atleta madeirense Marcos Freitas e de Fu Yu, que integram o grupo selecionado de Portugal.
     Depois da estreia vitoriosa de Marcos Freitas (nº 4 do ranking europeu), no dia de ontem, disputou hoje a ronda dos dezasseis-avos de final, vencendo o austríaco Stefan Fegerl (n.º 21) por 4-2 (11-5, 4-11, 12-14, 11-7, 11-4 e 11-8). Com este difícil triunfo entrou no grupo dos dezasseis melhores, mantendo intactas as suas aspirações na competição.
   Amanhã (sábado, 22 de setembro), em horário a definir, o madeirense defronta o alemão Ricardo Walther (atual n.º 16 do ranking europeu), na luta pela entrada no grupo dos oito melhores do evento.
     A atleta madeirense Fu Yu, atualmente na posição nº 9 do ranking europeu, foi derrotada pela atleta romena Daniela Dodean Monteiro (n. 39), na ronda dos dezasseis-avos de final. A atleta naturalizada portuguesa foi afastada da competição após derrota por 2-4 (10-12, 11-4, 11-4, 12-14, 7-11 e 9-11), não tendo conseguido aproveitar a vantagem parcial por 2-1, então conquistada sobre a romena.
   Na prova de Pares Femininos, constituindo dupla com Shao Jieni, foi derrotada nos dezasseis-avos de final da prova, após desaire com o par alemão Nina Mittelham/Kristin Lang, por 2-4 (11-7, 7-11, 9-11, 7-11, 11-9 e 9-11), sendo afastada da competição. 
 
CAMPEONATO DA EUROPA INDIVIDUAL
Atletas madeirenses iniciam competição em Alicante (Espanha)
  
    Decorreu hoje (quinta-feira, 20 de setembro), em Alicante (Espanha), o terceiro dia de competição do Campeonato de Europa Individual 2018, que conta com participação do atleta madeirense Marcos Freitas e de Fu Yu, aos que se juntam Diogo Carvalho, Diogo Chen, João Geraldo, Tiago Apolónia, Célia Silva, Leila Oliveira e Shao Jieni formando a seleção portuguesa.
     Fruto da sua posição no ranking, Marcos Freitas (nº 4 do ranking europeu) só iniciou hoje a sua competição defrontado e vencendo o atleta checo Tomas Tregler (n. 74 do ranking europeu), por 4-0 (11-6, 11-8, 11-9 e 11-8), garantindo a qualificação para os trinta e melhores do evento. Amanhã (sexta-feira, 21 de setembro), pelas 17h20m (RAM) defronta o austríaco Stefan Fegerl (n. 21), na luta pela passagem aos oitavos de final.
    Estes dois atletas atletas defrontaram-se no último Campeonato do Mundo de Equipas, onde Marcos venceu por 3-1.
     A atleta madeirense Fu Yu, atualmente na posição nº 9 do ranking europeu, iniciou ontem a competição na vertente de pares, onde faz parceria com a sua colega de seleção Shao Jieni. O par português entrou em competição defrontando o par turco formado pelas atletas Ozge Yilmaz e Sibel Altinkaya, onde obtiveram a vitória por 3-0 (11-6, 11-3, 11-4) qualificando-se assim para a fase seguinte do evento.
    Na ronda dos 32-avos de final defrontaram, com sucesso, o par formado pelas atletas Polina Mikhailova (RUS) e Viktoria Pavlovich (BLR), vencendo pelos parciais de 4-1 (11-7, 8-11, 11-9, 11-8 e 11-7), qualificando-se assim para os 1/16 avos de final da prova. Nesta fase, as atletas lusas terão pela frente o par alemão formado pelas atletas Nina Mittelham e Kristin Lang, num encontro agendando para amanhã às 09.00 horas. 
     Individualmente, a atleta lusa iniciou a competição frente à atleta italiana Jamila Laurenti, vencendo categoricamente por 4-0 (11-5, 11-9, 12-10 e 11-2), qualificando-se para a fase seguinte. Aí, terá pela frente a atleta Daniela Dodean Monteiro (n. 39) num encontro que se realiza pelas 13.00 horas.
 
CAMPEONATO DA EUROPA INDIVIDUAL
Marcos Freitas e Fu Yu em competição em Alicante (Espanha)
 
    A União Europeia de Ténis de Mesa (ETTU) realiza, entre os próximos dias 18 e 23 de setembro, em Alicante (Espanha), o Campeonato de Europa Individual 2018.
    As Seleções Nacionais de Portugal irão marcar presença neste grande evento, com destaque para a participação do atleta madeirense Marcos Freitas e de Fu Yu, aos que se juntam Diogo Carvalho, Diogo Chen, João Geraldo, Tiago Apolónia, Célia Silva, Leila Oliveira e Shao Jieni.
     Os treinadores responsáveis serão Kong Guoping, Francisco Santos e Xie Juan. A comitiva integra o fisioterapeuta  madeirense André Costa e José Bentes (Secretário Geral da FPTM).
    Neste evento, que reúne os melhores atletas do velho continente, serão disputados os títulos europeus na vertente de singulares, pares e pares mistos, sendo que a competição inicia-se com a fase de grupos, a ser realizada a partir da próxima terça-feira (18 de setembro).
    Para Marcos Freitas, esta participação acontece num bom momento de forma, depois de ter alcançado a final do Open Internacional da República Checa, no passado dia 26 de agosto. O atleta internacional madeirense é o atual n.º 4 do Ranking Europeu, sendo uma das figuras deste Europeu.
   De referir que o olímpico madeirense participou no Campeonato da Europa Individual em 2016, onde alcançou os quartos de final, tendo apenas sido derrotado pelo francês Emmanuel Lebesson, adversário que se viria a sagrar Campeão Europeu.
    Para a atleta Fu Yu, atual n.º 7 do Ranking Europeu, esta será mais uma importante participação internacional, representante que se tem vindo a exibir num nível superior, tanto a nível individual como em representação do seu clube.
     Na última edição do evento, Fu Yu sagrou-se Vice-campeã Europeia, tendo apenas perdido, na final, com a atleta turca Hu Melek, deixando antever uma boa prestação nesta edição da competição. De referir que a atleta venceu recentemente a prova feminina do 22º Open Internacional da Madeira.
     Na última edição, realizada em Budapeste em 2016, a Seleção Nacional havia conquistado uma medalha de ouro (João Monteiro em pares mistos, que este ano não poderá defender o título por estar lesionado), de prata (Fu Yu) e de bronze (João Geraldo e Tiago Apolónia em pares masculinos).
marcos alicante
fu yu 0901a f 666x375