1ª FASE - TAÇA ETTU 2018
ADC Ponta do Pargo/Calheta qualificada para a 2ª Fase
CD São Roque/STAG termina 1ª Fase em terceiro lugar

    Concluiu-se hoje (domingo, 30 de setembro) a 1ª Fase da Taça ETTU, segunda prova mais importante das competições internacionais por clubes do continente europeu.
     Esta época, a Madeira encontra-se representada pela Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo/CALHETA na competição feminina e masculina e pelo Clube Desportivo São Roque/STAG na competição masculina.
     A equipa feminina da Calheta, incluída no Grupo C, viajou até à Ilha do Pico (Açores), e teve uma prestação muito positiva, com a qualificação para a fase seguinte da competição, fruto do segundo lugar final do grupo.
    As atletas Raquel AlvesSara Rocha e Natalia Zherebina apresentaram-se num bom nível, tendo vencido dois encontros neste grupo, os suficientes para rumar à 2ª Fase da prova.
     Apesar de início menos positivo, com uma derrota frente ao Dozy Den Helder / Noordkop (0-3), a equipa da Calheta redimiu-se nas jornadas seguintes, vencendo o DT Nidderkäerjeng (3-1) e o GDSR Toledos, por 3-1.
     Agora, e na 2ª Fase da competição, a ser disputada a 20 e 21 de outubro, a formação madeirense volta a entrar em ação na esfera europeia.
     A formação masculina do CD São Roque, que viajou até à Roménia para disputar o Grupo D de qualificação, entrou neste segundo dia com aspirações de lutar pelo acesso à fase seguinte.
     No confronto com os checos do SF SKK El Nino Praha, o trio Tiago LiJoni Pereira e Zhao Tianming, não conseguiu se superiorizar ao poderio da equipa checa, vendo-se afastado da competição, após derrota por 1-3.
     No primeiro dia, a equipa madeirense havia vencido, por 3-1, o CSS-FSK Odorheiu Secuiesc, depois da derrota com os belgas do TT Vedrinamur, por 2-3.
     A formação  masculina da ADC Ponta do Pargo, fruto da classificação do ranking dos seus atletas, apenas entrará em prova na segunda fase da competição, agendada para os 20 e 21 de outubro.

TAÇA ETTU 2018
ADC Ponta do Pargo e CD São Roque estreiam-se

    Disputou-se hoje (sábado, 29 de setembro) o primeiro dia de competição da 1ª Fase da Taça ETTU, segunda prova mais importante das competições internacionais por clubes do continente europeu.
     Esta época, a Madeira encontra-se representada pela Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo/CALHETA na competição feminina e masculina e pelo Clube Desportivo São Roque/STAG na competição masculina.
  A formação masculina do CD São Roque, inserida no Grupo D, foi até Odorheiu Secuiesc (Roménia), tendo terminado o primeiro dia da competição com uma vitória e uma derrota.
    Na primeira jornada, a equipa madeirense foi derrotada pela formação belga do TT Vedrinamur, por 3-0, obtendo um triunfo na segunda jornada, no confronto com a equipa anfitriã do CSS-FSK Odorheiu Secuiesc, por 3-1.
   As aspirações da equipa madeirense mantêm-se intactas, tendo de vencer a equipa do SF SKK El Nino Praha (Rep. Checa), para lutar pela qualificação.
     A formação  masculina da ADC Ponta do Pargo, fruto da classificação do ranking dos seus atletas, apenas entrará em prova na segunda fase da competição.
     A equipa feminina da Calheta, incluída no Grupo C, viajou até aos Açores, e teve uma prestação positiva no primeiro dia, fechando-o com hipóteses de discutir o acesso à fase seguinte.
    Apesar de início menos positivo, com uma derrota frente ao Dozy Den Helder / Noordkop (Holanda), por 0-3, a equipa da Calheta redimiu-se na jornada seguinte, vencendo o DT Nidderkäerjeng (Luxemburgo), por 3-1.
    Com estes resultados, a equipa da Calheta disputará, na última jornada, a qualificação para a fase seguinte.

TAÇA ETTU
ADC Ponta do Pargo/Calheta e CD São Roque/STAG em ação

     Disputa-se no próximo fim de semana (29 e 30 de setembro) a 1ª Fase da Taça ETTU, segunda prova mais importante das competições internacionais por clubes.
     Na época desportiva 2018-2019, a Madeira faz-se representar nesta importante prova europeia pelas duas equipas da Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo - Calheta e pelo Clube Desportivo São Roque/STAG.
     Estas três equipas, semi-finalistas dos Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão, na última Época Desportiva, conquistaram o direito de estar representadas nesta edição da prova, apresentando condições de poder lutar por um lugar na fase seguinte.
    A formação do CD São Roque irá até Odorheiu Secuiesc (Roménia), onde disputará o Grupo D, tendo pela frente o anfitrião CSS-FSK Odorheiu Secuiesc (Roménia), o SF SKK El Nino Praha (República Checa) e o TT Vedrinamur (Bélgica). A formação  masculina da ADC Ponta do Pargo já se encontra apurada para a 2ª Fase da competição, fruto do ranking dos seus atletas.
     A equipa feminina da Calheta desloca-se à Ilha do Pico (Açores), para disputar o Grupo C, tendo como adversários o anfitrião GDSR Toledos, o DT Nidderkäerjeng (Luxemburgo) e o Dozy Den Helder/Noordkop (Holanda).
     De relevar o importante apoio de todas as entidades que apoiam estas participações nesta Taça ETTU, que valorizam e potenciam todo o trabalho desenvolvido pelas coletividades, em prol do desenvolvimento da modalidade.

S Roque Masc     P.Pargo fem 

 

 LIGA DOS CAMPEÕES EUROPEUS

Atleta Marcos Freitas estreia-se pelo Fakel Gazprom

 

    A União Europeia de Ténis de Mesa (ETTU) dá início, entre os próximos dias 26 e 28 de setembro, à edição 2018-2019 da Liga dos Campeões Europeus.
    Um dos atletas em destaque na competição será o madeirense Marcos Freitas, atual 15º do ranking mundial, que já venceu esta prova por três ocasiões, em representação do Borussia Dusseldorf (1) e AS Pontoise-Cergy (2).
    Depois de sete temporadas a representar os franceses do AS Pontoise-Cergy. clube onde venceu duas Ligas dos Campeões e dois títulos nacionais de França, o madeirense ruma aos russos do Fakel Gazprom, uma das equipas mais fortes da Europa.
    Para a próxima sexta-feira (28 de setembro) está agendada a estreia do olímpico madeirense por este clube, que disputará a 1ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, sendo anfitrião dos alemães do Post SV Muhlhausen. Completam o grupo as equipas do GV Henebont TT (França) e do Eslovs Ai Bordtennis (Suécia).
    Para o atleta Marcos Freitas este será um novo desafio na sua carreira, naquela que é a décima terceira época fora da Região, tendo como companheiros Dimitrij Ovtcharov (Alemanha), Vladimir Samsonov (Bielorússia) e Alexey Liventsov (Rússia).

LIGA DOS CAMPEÕES
TTC Fakel Gazprom vence na 1ª jornada da fase de grupos
 
   Disputou-se hoje (sexta-feira, 28 de setembro), o encontro da 1ª jornada da fase de grupos da edição 2018/2019 da Liga dos Campeões.
    A equipa de Marcos Freitas, TTC Fakel Gazprom (Rússia), recebeu a formação alemã do Post SV Mühlhausen, tendo vencido por 3-0. Esta foi uma importante vitória da equipa russa na competição, que lhe permite liderar o Grupo D
    Marcos Freitas foi, uma vez mais, determinante para a vitória da sua equipa, que entra assim da melhor forma na luta pelo título europeu. No encontro de hoje, o olímpico madeirense esteve irrepreensível e venceu o austríaco Daniel Habesohn por 3-2 (11-6, 9-11, 11-4, 4-11 e 11-3).
     Esta foi assim uma estreia em grande do madeirense, que inicia agora uma nova etapa na sua carreira, depois de sete anos em França.
     Na 2ª jornada, o TTC Fakel Gazprom irá visitar os franceses do G.V. Hennebont T.T, num encontro que se irá disputar na próximo dia 12 de outubro, pelas 19h00 (horário da RAM).
  
      Abaixo indicamos os parciais deste encontro:
 
TTC Fakel GazpromPost SV Mühlhausen:3-0
 Marcos Freitas  Daniel Habesohn 3-2 11-6, 9-11, 11-4, 4-11 e 11-3
 An Yan   Ovidiu Ionescu 3-2  15-13, 8-11, 11-5, 8-11 e 11-7
 Dimitrij Ovtcharov  Steffen Mengel 3-1 10-12, 11-3, 13-11 e 11-6