Modalidade reuniu-se e homenageou personalidades

ÁLBUM DE FOTOS 

      A Associação de Ténis de Mesa da Madeira realizou, no passado dia 29 de junho, um Jantar convívio com um grupo de duas centenas de pessoas, assinalando a passagem do seu 31º Aniversário, registado a 10 de março de 2019.
   Aproveitou-se a ocasião para premiar as equipas campeãs regionais durante a Época Desportiva 2018-2019, relevando-se o papel que alguns agentes desportivos desempenharam na modalidade, nos últimos trinta anos. Estiveram presentes inúmeros agentes importantes na modalidade, destacando-se a presença de Juan Gonçalves (em representação do Senhor Secretário Regional da Educação e Ex-Presidente da ATMM), Paulo Matias (Presidente da Assembleia Geral da ATMM), Rafael Gomes (Primeiro Presidente da ATMM) e Carlos León (Ex-Presidente da ATMM).
     Para completar o grupo de principais dirigentes da ATM Madeira, atualmente dirigida por Paulo Melim, releva-se a impossibilidade de presença por parte de Hélder Vasconcelos, um dos principais impulsionadores da modalidade na Região, Presidente da Direção entre 1990 e 2000.
    A 10 de março de 1988 foi formalmente fundada a Associação de Ténis de Mesa da Madeira, sendo que ao longo de todos estes anos de atividade, foram muitas as personalidades que se destacaram, nomeadamente numa fase de afirmação da modalidade de Ténis de Mesa, não só na Madeira, como na dimensão nacional e internacional. Procurou-se assim reconhecer o percurso de algumas delas, que representarão também muito do esforço e dedicação de muitas outras, merecedoras de distinção semelhante, que levaram à obtenção de muitos títulos e representação, a vários níveis, nos Jogos Olímpicos.
    Abaixo indicamos algumas das personalidades reconhecidas, relevando-se ainda assim a impossibilidade de marcar presença nesta iniciativa do treinador Ludgero Garcês e do atleta Marcos Freitas.
    O treinador Ludgero Garcês foi um dos treinadores de referência do Ténis de Mesa madeirense, estudioso e autodidata por natureza, desenvolvendo conhecimento e novos métodos do ensino da modalidade.
     O percurso do atleta Marcos Freitas já tem lugar marcado na história do Ténis de Mesa de Portugal, depois de se ter formado no Grupo Desportivo do Estreito e representado o Clube Desportivo São Roque na Madeira. Para além de todos os títulos internacionais conquistados na sua carreira, destacam-se as participações nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.
    Abaixo indicamos quais as personalidades homenageadas nesta iniciativa:


RAFAEL GOMES - Personalidade que desenvolve a modalidade há quase 60 anos, tendo estado ligado ao CD Nacional e ACM Madeira.
Foi o Primeiro Presidente da Direção da Associação, entre 1987 e 1990, sendo um amante incondicional da modalidade de Ténis de Mesa.

PAULO MATIAS - Figura incontornável e respeitada da modalidade, atleta, dirigente e sobretudo amante de Ténis de Mesa, que assume o papel de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ATM Madeira, desde 1996.

GERMANO GOUVEIA - Agente desportivo ligado à modalidade desde 1997, com filiação como atleta pelo CTM Pirilampo. Desenvolve carreira na arbitragem, tendo em 2002 subido à categoria nacional e em 2010 a internacional, com representações além fronteiras muito valiosas.

ELSA HENRIQUES - Atleta internacional madeirense, formada no Centro Social e Desportivo de Câmara de Lobos, representando ainda o GD Estreito, ACM Madeira e CD Garachico.
Campeã Nacional em várias vertentes, tendo representado Portugal em vários eventos internacionais, destacando-se Campeonatos da Europa em 1993, 1996, 1998 e 2000, bem como nos mundiais de 1997 (Manchester) e 2000 (Kuala Lumpur).


ANA CRISTINA FREITAS - Atleta internacional, filiada entre 1988 e 1998 pelo Grupo Desportivo do Estreito, contando no seu currículo com inúmeros títulos regionais e nacionais, tendo sido uma das atletas de referência desta geração da modalidade. Sagrou-se vencedora dos Campeonatos Internacionais de Portugal, realizados em dezembro 1993, numas das primeiras afirmações madeirenses no panorama internacional da modalidade. Qualificou-se pela primeira vez para o Top 12 Europeu de Jovens, numa fase importante para a modalidade.


ARTUR SILVA - Atleta internacional, formado no Clube Desportivo São Roque, que contou com a obtenção de muitos títulos e vitórias ao longo da sua carreira, com mais de 34 anos.
Atleta que abriu os horizontes a outro grupo de atletas madeirenses, na dimensão nacional e internacional, foi, no verão de 1987, o primeiro atleta madeirense internacional, sendo convocado para a Seleção Nacional de Cadetes Masculinos, participante nos Campeonatos da Europa de Jovens, disputados na Grécia.


ALEXANDRE GOMES - Atleta de referência na Região, formado no Clube Desportivo São Roque, foi amealhando ao longo da sua carreira muitos Títulos Regionais e Nacionais, tendo sido internacional várias vezes. Representou o CD 1º de Maio, ACD São João e ADC Ponta do Pargo.
Sagrou-se Campeão Nacional da 1ª Divisão Feminina pela ADC Ponta do Pargo e amealhou vários títulos pelo GDSR Toledos (Ilha do Pico).
Atualmente a trabalhar no Perú, foi representado pela sua esposa e filho.

RICARDO FARIA - Treinador que iniciou a sua ligação à modalidade na Associação Académica da Universidade da Madeira, em 1995, representou o CSD Câmara de Lobos, CTM Funchal, GD Estreito, CD São Roque, CD Santo António e CS Marítimo.
Foi um dos responsáveis técnicos do Centro de Treino de Alto Rendimento da Madeira, tendo trabalhado quase vinte anos nas Seleções de Portugal, depois de uma passagem pelo clube francês do Levallois Sporting Club Tennis de Table.
Dos vários títulos nacionais conquistados, destacam-se as inúmeras participações em Campeonatos da Europa e Mundiais de Seniores, e a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012.


ANTÓNIO JORGE FERNANDES - Iniciou a ligação à modalidade como atleta da ACD São João, acumulando conhecimento específico da modalidade. Depois da presença como atleta, integrou os trabalhos do Centro de Treino de Alto Rendimento como treinador, registando-se a passagem pelo CSD Câmara de Lobos. O atual técnico do CD São Roque marca presença assídua nos trabalhos das Seleções Nacionais, a liderança da Seleção Feminina levou-o até aos Jogos Olímpicos – Rio 2016.


HELDER MELIM - Há muitos anos ligado à modalidade, com uma postura participativa e muito dinâmica. Na carreira registou passagens pela Associação Académica da Universidade da Madeira, Sporting Clube da Madeira, CSD Câmara de Lobos, CTM Ponta do Sol e mais recentemente na AD Galomar. Treinador assíduo, durante muitos anos, nos trabalhos das Seleções Nacionais Jovens e de Seniores, acompanhando muitos atletas no percurso olímpico.

FU YU - Atleta que reside em Portugal desde 2001, tendo-se radicado na Madeira e contribuído para a afirmação do Ténis de Mesa Regional. Representou o GD Estreito, CTM Ponta do Sol e ADC Ponta do Pargo, sendo uma das melhores atletas na Europa. Participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Europeus - Minsk 2019.
Foi representada pelo seu marido Duarte Fernandes.


HUANG LEI - Atleta naturalizada portuguesa, que representou as equipas do Centro Social e Desportivo de Câmara de Lobos, Clube Desportivo Garachico, Associação Cristã da Mocidade da Madeira e Associação Desportiva e Cultural da Ponta do Pargo. Foi a primeira atleta feminina de nacionalidade portuguesa a qualificar-se para os Jogos Olímpicos, na circunstância em Londres 2012 e que valorizou o Ténis de Mesa da Madeira.
Foi representada por Cláudio Mendes.



CARLOS LEÓN - Agente com uma ligação profunda à modalidade de Ténis de Mesa, que acompanhou as várias etapas do desenvolvimento deste projeto regional. Foi Presidente da Direção da ATM Madeira, entre 2000 e 2008, Vogal do Conselho Executivo do IDRAM e Presidente da Federação Portuguesa.
Todo este percurso foi valorizado pela Federação Internacional de Ténis de Mesa e pelo Comité Olímpico Internacional, após a nomeação deste agente para Diretor Desportivo da prova de Ténis de Mesa dos Jogos Olímpicos – Rio 2016, estando igualmente envolvido na organização dos Jogos – Tóquio 2020.

CLÁUDIO MENDES - Agente dedicado ao Ténis de Mesa e que tem feito da modalidade a sua energia e motivação para continuar a ser feliz e desfrutar da prática e se superar.
Sem olhar às limitações e condicionamentos sagrou-se Campeão da Europa de Dialisados por duas vezes, sendo um exemplo para muitas pessoas e atletas. Representa o Club Sport Marítimo, depois de ter representado outros clubes na Região.