1ª LIGA RUSSA 2020/2021
Marcos Freitas decisivo na conquista do Título

     A Liga Russa de Ténis de Mesa 2020/2021 concluiu-se entre 8 e 13 de junho, com a realização dos encontros referentes à meia-final e final Play-off da Liga Russa.
  Na fase regular, e após a realização de quatro rondas, a equipa do madeirense Marcos Freitas, o Fakel-Gazprom, assegurou a liderança na classificação com quarenta e três pontos, em igualdade pontual com o UMMC Verkhnyaya Pyshma, formação que viria a encontrar na final.
    Nas meias-finais, o Fakel-Gazprom teve pela frente o Sparta & K e venceu em ambas as mãos, por 3-0, com Marcos a garantir um ponto em cada um dos encontros. Na final do Play-off, previsivelmente, encontraram-se as duas formações que têm vindo a dominar o Ténis de Mesa russo nas últimas temporadas, mais uma vez o Fakel-Gazprom teria pela frente o UMMC e iria tentar reaver o título conquistado na época 2017/2018.
    A formação de Oremburgo entrou bem na primeira mão da final, venceu o primeiro encontro, por 3-0, assegurando uma importante vantagem para a segunda mão onde bastaria não perder por igual resultado, para garantir o título. Marcos Freitas garantiu um dos triunfos desta primeira mão, ao vencer o dinamarquês Jonathan Groth, por 3-0 (11-10, 11-9, 11-9).
    Na segunda mão, Marcos teve a responsabilidade de abrir o encontro mas acabou derrotado pelo britânico Liam Pitchford, por 2-3 (11-10, 9-11, 11-7, 9-11, 2-7), a formação do UMMC tentava reverter o resultado negativo averbado previamente e entrou a vencer por 2-0. A partir deste momento iniciou-se a reviravolta, por parte da equipa do Fakel, com três triunfos consecutivos nas partidas seguintes e o madeirense a selar a vitória no encontro com uma vitória, por 3-1 (4-11, 11-6, 11-5, 11-7), sobre Jonathan Groth. Este é o décimo título do Fakel-Gazprom na principal Liga Russa masculina de Ténis de Mesa e o segundo para Marcos Freitas que tem vindo a colecionar títulos nas várias ligas onde tem competido.