CAMPEONATO DA EUROPA DE EQUIPAS
Seleção Feminina derrotada pela Alemanha nas meias-finais

   A União Europeia de Ténis de Mesa (ETTU) conclui amanhã (3 de outubro de 2021), na cidade de Cluj (Roménia), o Campeonato da Europa de Equipas 2021.
    Neste quinto dia de competição destaque para a realização dos encontros relativos às Meias-finais do evento, onde a Seleção Nacional Feminina esteve presente, com a participação da atleta Fu Yu (47ª RM).
    Depois da qualificação para o top 4 da competição feminina e assegurar automaticamente a medalha de bronze, a equipa de Portugal mediu forças com a Alemanha, tendo sido derrotada por 1-3, vendo-se assim afastada da final deste europeu.
    A formação lusa não se conseguiu superiorizar ao conjunto germânico, apesar da boa entrada no encontro, com Fu Yu a vencer Sabine Winter (117ª RM) por 3-1 (11-4, 11-7, 8-11 e 11-5), dando a primeira vantagem a Portugal.
    A  atleta Nina Mittelham (33ª RM), em boa forma depois da vitória no Top 16 Europeu de Seniores, igualou o marcador com triunfo sobre Shao Jieni (62ª RM) por 3-1, resultado que viria a repetir frente a Fu Yu no desfecho do encontro, com os parciais de 11-9, 8-11, 11-13 e 6-11. Relembre-se que Fu Yu já havia perdido frente à alemã na Final do Top 16 Europeu, realizada no passado dia 19 de setembro, na Grécia.
    Na outra partida, Inês Matos (763ª RM) foi derrotada por Chantal Mantaz (198ª RM), por 0-3.
    A Seleção Nacional regista assim uma boa prestação neste Campeonato da Europa, com as medalhas de bronze, garantindo igualmente a qualificação para o Mundial de Equipas de 2022.

Notícia completa

CAMPEONATO DA EUROPA DE EQUIPAS
Seleção Feminina enfrenta a Alemanha nas meias-finais

   A União Europeia de Ténis de Mesa (ETTU) realiza entre 28 de setembro e 3 de outubro de 2021, na cidade de Cluj (Roménia) o Campeonato da Europa de Equipas 2021.
    Neste quarto dia de competição destaque maior para a qualificação da Seleção Feminina para as Meias-finais da competição, após vitória sobre a Ucrânia por 3-1.
    O trio internacional luso voltou a ser mais forte que as suas adversárias, com relevo especial para a atleta Fu Yu (47ª RM), que voltou a contribuir com dois triunfos para o sucesso da equipa, neste confronto com as ucranianas. Frente a Ganna Gaponova (66ª RM) e a Margaryta Pesotska (29ª RM), a atleta naturalizada portuguesa venceu por 3-0, num domínio total nos confrontos.
    A sua colega de equipa Shao Jieni (62ª RM) venceu Margaryta Pesotska, por 3-0, enquanto Rita Fins (729ª RM) foi derrotada por Solomiya Brateyko (186ªRM), por 1-3.
    A Seleção Feminina enfrenta amanhã (sábado, 02/10/2021) pelas 09h00, a Seleção da Alemanha, na luta pela qualificação para a Final deste Campeonato da Europa. A equipa alemã é constituída por Nina Mittelham (33ª RM), Sabine Winter (117ª RM) e Chantal Mantz (198ª RM).
    Relembre-se que Portugal conquistou o título de Vice-campeã europeia em Nantes 2019, após derrota com a formação da Roménia.

Notícia completa 

fu yu cluj2021
CAMPEONATO DA EUROPA DE EQUIPAS
Seleção Feminina qualifica-se para os quartos de final
Seleção Masculina surpreendida pela Dinamarca

   A União Europeia de Ténis de Mesa (ETTU) realiza entre 28 de setembro e 3 de outubro de 2021, na cidade de Cluj (Roménia) o Campeonato da Europa de Equipas 2021.
    Neste terceiro dia de competição, as notícias para as Seleções de Portugal foram agridoces, com a Seleção Feminina a garantir a presença nos quartos de final, enquanto nos Masculinos, Portugal foi surpreendido pela equipa da Dinamarca.
    O selecionado feminino, com Fu Yu (47ª RM) em destaque com duas vitórias, venceu a equipa da Hungria, por 3-2, entrando no grupo das oito melhores equipas da competição. A atleta Fu Yu venceu as duas partidas, frente a Georgina Pota (52ª RM) e Dora Madarasz (64ª RM), com a sua colega Shao Jieni (62ª RM) a conseguir o terceiro ponto para Portugal, com vitória sobre Georgina Pota.
    A Seleção Feminina enfrenta amanhã (sexta-feira, 01/10/2021) pelas 11h00, a Seleção da Ucrânia, na luta pela qualificação para as Meias-finais deste Campeonato da Europa.
     Com a qualificação entre os oito primeiros, Portugal garantiu a presença no Mundial de equipas de 2022.
     Do lado dos masculinos, Marcos Freitas e os seus colegas Tiago Apolónia e João Geraldo foram surpreendidos no Grupo E pela Dinamarca, com derrota por 0-3 e consequente afastamento da competição.
    Num encontro muito equilibrado, Marcos (23º RM) foi o segundo a entrar na área de jogo, tendo sido derrotado por Anders Lind (83º RM) por 3-2 ( 6-11, 12-14, 11-6, 11-7 e 11-6), isto depois da derrota de João Geraldo (91º RM) frente a Jonathan Groth (32º RM), por 2-3, na partida de abertura do encontro. Na derradeira oportunidade de Portugal poder discutir o encontro, Tiago Apolónia (59º RM) foi batido por Tobias Rasmussen (208º RM), também por 2-3.
    Com este desaire e uma vez que apenas o vencedor do grupo se qualificava para a fase seguinte, Portugal vê-se precocemente afastado da fase final da competição.

Notícia completa

masculinos cluj

CAMPEONATO DA EUROPA DE EQUIPAS
Seleções Nacionais entram a vencer na Roménia

   A União Europeia de Ténis de Mesa (ETTU) realiza entre 28 de setembro e 3 de outubro de 2021, na cidade de Cluj (Roménia) o Campeonato da Europa de Equipas 2021.
    As Seleções de Portugal já iniciaram a sua participação de uma forma positiva, com triunfos na primeira jornada nos grupos de qualificação.
    No setor masculino, a equipa portuguesa com Marcos Freitas, alcançou um triunfo sobre a Turquia, por 3-0, garantindo os primeiros pontos no Grupo E.
     O trio Marcos Freitas (23º RM), Tiago Apolónia (59º RM) e João Monteiro (81º RM) garantiu a vitória, com o atleta madeirense a vencer Abdullah Yigenler por 3-1 (11-9, 11-6, 7-11 e 11-4), tendo os seus colegas vencido pela mesma margem os seus adversários.
    Para amanhã (quinta-feira, 30/09/2021), pelas 14h00, Portugal irá defrontar a Seleção da Dinamarca, sendo que a vitória representará a qualificação para os quartos de final deste Campeonato da Europa.
    No setor feminino, Portugal obteve um importante triunfo sobre a Croácia, por 3-1, estando em boa posição pela luta por um lugar nos quartos de final da competição.
    A atleta Fu Yu (47ª RM) foi determinante na vitória lusa, com triunfos sobre Hana Arapovic (3-1) e Mateja Jeger (3-2), tendo o outro ponto sido conquistado por Shao Jieni.
    A Seleção feminina realiza a sua segunda jornada no Grupo E amanhã (quinta-feira), onde irá defrontar pelas 14h00 a Seleção da Hungria, procurando a desejada vitória e consequente qualificação para o grupo das oito melhores formações do evento.

Notícia completa

CAMPEONATO DA EUROPA DE EQUIPAS
Marcos Freitas e Fu Yu na Roménia na luta pelo título europeu

   A União Europeia de Ténis de Mesa (ETTU) realiza entre 28 de setembro e 3 de outubro de 2021, na cidade de Cluj (Roménia) o Campeonato da Europa de Equipas 2021.
    As Seleções de Portugal marcam presença neste grande evento, iniciando a sua participação com o estatuto de vice-campeões da Europa, tanto em masculinos como em femininos, títulos conquistados em 2019, em Nantes (França).
    No setor masculino, destacamos a convocatória de Marcos Freitas, que se apresenta neste evento após a participação no Top 16 Europeu de Seniores, onde obteve o segundo lugar final. Terá a companhia de Tiago Apolónia, João Monteiro, João Geraldo e Diogo Carvalho, sob a orientação dos treinadores Kong Guoping e Francisco Santos.
    A equipa de Portugal integra o Grupo E de qualificação, defrontando quarta-feira (29/09/2021), pelas 11h00, a Turquia, realizando a segunda jornada a 30 de setembro (quinta-feira), pelas 11h00, frente à Dinamarca.
     A Seleção Feminina é formada pelas atletas Fu Yu, Shao Jieni, Rita Fins e Inês Matos, sob a orientação da treinadora Xie Juan.
    A equipa de Fu Yu, segunda classificada no Top 16 Europeu, integra o Grupo E de qualificação, defrontando amanhã (29/09/2021) a Croácia, pelas 11h00, fechando o grupo frente à Hungria, na próxima quinta-feira (30/09/2021), pelas 14h00.
     As Seleções Nacionais participam no evento com expetativas altas, atendendo às recentes conquistas com este grupo de atletas e participação assídua internacional de relevo, no regresso da modalidade.

selecao masculina

selecao feminina