CAMPEONATO DA EUROPA INDIVIDUAL
Marcos Freitas e Fu Yu entre os dezasseis melhores

O atleta madeirense, atual n.º 33 do ranking mundial, apresentou-se num bom nível neste Campeonato da Europa, tendo alcançado um lugar na ronda dos oitavos de final.
Depois de ter derrotado o croata Tomislav Pucar (52 RM), nos dezasseis avos de final, enfrentou nesta tarde o alemão Dimitrij Ovtcharov (n.º 16 mundial), num confronto entre dois atletas, bem conhecidos, que conquistaram a Europa do Ténis de Mesa, aquando da representação pelo Fakel Gazprom Orenburg.
O internacional luso, apesar da boa réplica, não se conseguiu superiorizar ao atleta germânico, sendo afastado da competição com uma derrota por, 2-4 (11-9, 8-11, 8-11, 9-11 ,11-5 e 5-11), concluindo a sua participação neste Campeonato da Europa entre os dezasseis melhores na prova de Singulares Masculinos.
Fu Yu. que também alcançou a ronda das dezasseis melhores atletas femininas, defrontou e perdeu frente à alemã Nina Mittelham, por 2-4 (11-9, 5-11, 9-11, 11-9, 8-11 e 6-11, numa partida bem disputada e equilibrada.
CAMPEONATO DA EUROPA 2024 | ||||
Data | Hora | Elim. | Encontro | Res. |
---|---|---|---|---|
17/10 | 18h20 | 1/32F | ![]() ![]() |
(8 7 6 10)
|
13h30 | 1/32F | ![]() ![]() |
(8,2,8,9)
|
|
18/10 | 12h20 | 1/16F |
![]() ![]() |
(8,-6,-12,5 9,-6,8)
|
17h00 | 1/16F |
![]() ![]() |
(6,2,3,7)
|
|
19/10 | 13h00 | 1/8F | ![]() ![]() |
(9,-8,-8,-9,5,-5)
|
11h20 | 1/8F | ![]() ![]() |
(9,-5,-9,9,-8,-6)
|

Marcos Freitas e Fu Yu vitoriosos
Decorre até ao próximo domingo (20 de outubro), na cidade de Linz (Áustria), o Campeonato da Europa Individual.
A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa participa com uma delegação, constituída por dez (10) atletas, onde se incluem Marcos Freitas e Fu Yu, num grupo de cinco atletas femininas e cinco atletas masculinos.
Neste quarto dia de competição, Marcos Freitas (33º Ranking Mundial), após a vitória de ontem frente ao neerlandês Kas Van Oost (103 RM), por 4-0, voltou a estar em evidência ao garantir a passagem aos oitavos de final da competição, após vitória por 4-3 (11-8, 6-11, 12-14, 11-5, 11-9, 6-11 e 11-8), numa partida bem disputada e equilibrada, com o croata Pucar Tomislav (52 RM). Na próxima ronda o madeirense irá defrontar o germânico Dimitrij Ovtcharov (16 RM).
No setor feminino, Fu Yu (70ª RM), depois de ontem ter vencido a germânica Mia Griesel (257 RM), por 4-0, defronta hoje, às 17h00, a suíça Rachel Moret (135 RM), num encontro a contar para o dezasseis avos de final.
CAMPEONATO DA EUROPA 2024 | ||||
Data | Hora | Elim. | Encontro | Res. |
---|---|---|---|---|
17/10 | 18h20 | 1/32F | ![]() ![]() |
(8 7 6 10)
|
13h30 | 1/32F | ![]() ![]() |
(8,2,8,9)
|
|
18/10 | 12h20 | 1/16F |
![]() ![]() |
(8,-6,-12,5 9,-6,8)
|
17h00 | 1/16F |
![]() ![]() |
||
19/10 | - | 1/8F |
![]() ![]() |
Marcos Freitas e Fu Yu conhecem adversários em Singulares
A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa participa com uma delegação, constituída por dez (10) atletas, onde se incluem Marcos Freitas e Fu Yu, num grupo de cinco atletas femininas e cinco atletas masculinos.
Marcos Freitas, fruto da sua classificação na hierarquia mundial - 33º no ranking-, integra o quadro principal, como 14º cabeça de série da prova. O madeirense entrará em ação, na segunda ronda do Mapa Final, onde irá defrontar o neerlandês Kas Van Oost (133 RM), durante o dia de amanhã, em horário a definir.
Na prova feminina, Fu Yu, 70ª do ranking mundial e 16º pré-designada da competição, também já qualificada para o quadro principal, irá defrontar, na primeira eliminatória, a germânica Mia Griesel (257 RM).
Para além de Marcos Freitas e Fu Yu, de destacar as presenças de João Geraldo, Tiago Apolónia, Inês Matos, Matilde Pinto e Shao Jieni, também no Mapa Final da competição de Singulares.
A atleta madeirense participou ainda na competição de Pares Femininos, constituindo dupla com Shao Jieni, sendo que acabaram afastadas da competição pela dupla ucraniana Solomiya Brateyko/Veronika Matiunina, após derrota por 2-3. Antes, haviam derrotado o par grego Malamatenia Papadimitriou/Elisavet Terpou, por 3-0.
Marcos Freitas e Fu Yu em Linz
A comitiva nacional é constituída por dez (10) atletas, onde se incluem Marcos Freitas e Fu Yu, num grupo de cinco atletas femininas e cinco atletas masculinos. No setor masculino, o madeirense tem a companhia de João Geraldo, João Monteiro, Tiago Apolónia e Tiago Abiodun, enquanto Inês Matos, Matilde Pinto, Patrícia Santos e Shao Jieni completam o grupo feminino
Na competição masculina, Marcos Freitas integra o quadro principal, como 14º cabeça de série da prova, ocupando atualmente o 33º no ranking mundial. A sua estreia está prevista para quinta-feira (17 de outubro).
Na prova feminina, Fu Yu, posiciona-se no 16º lugar das pré-designadas da competição, sendo a atual 70ª do ranking mundial, estando também já qualificada para o quadro principal.
A atleta madeirense participa ainda na competição de Pares Femininos, constituindo dupla com Shao Jieni, entrando em competição na próxima quarta-feira (16 de outubro), às 8h00, na 1ª ronda, frente à dupla grega Malamatenia Papadimitriou/Elisavet Terpou.
